De volta à São Paulo




Ok, esse será um post meio longo.


Para os apressados, e para aqueles que não tem muito tempo antes de partir para outro site, eu basicamente vou dizer a seguir que estou saindo da escola Ozi (onde fui professor do treinamento Animus desde 2006), e que eu e minha esposa estamos voltando para São Paulo, para trabalhar em outros projetos bem legais. Pronto! Fique à vontade para voltar a sua navegação normal (ou, se preferir, clique aqui para ver imagens hilariantes com gatinhos ).


Bom, agora que eles já foram, vamos continuar. Tudo começou em meados de 2006.


Recém-casado, eu havia acabado meu contrato com a Fathom Studios, e estava terminando com a ajuda da Cá meu curta "A Noite do Vampiro". Também estava, como é de praxe para os freelancers, à procura de novos trabalhos. Foi quando vi um anúncio no fórum 3donline, postado por Mário Lellis. Ele era um ds donos de uma escola em Brasília, e procurava alguém para dirigir um curta-metragem de animação.


Além de meu trabalho com publicidade, eu já havia dirigido dois curtas meus, e pensei: quem sabe? Mandei algumas imagens, e aguardei. No dia seguinte, recebi um email do Mário , onde basicamente dizia que já havia encontrado alguém para aquela vaga, mas que tinha uma outra proposta para me fazer.


A idéia dele era que eu lecionasse um curso avançado de 3d. Durante esse curso - que levaria 6 meses - eu ensinaria para cerca de 20 alunos um pouco de tudo (modelagem, texturização, rigging , animação, render ) e, nos últimos três meses do curso, deveriamos criar juntos um curta-metragem de animação. O nome desse curso seria "Oficina de Animação 3d" (e, eventualmente, passaria a ser chamado de Animus - mas já chego lá).


A idéia do Mario era ao mesmo tempo intrigante, e assustadora. Eu já ensinara grupos menores, mas encarar duas turmas de 10 alunos cada era um grande desafio. Além disso, como seria trabalhar com esses mesmos alunos num ambiente de produção? A maior parte deles não tinha nenhuma experiência com 3d, nem com uma situação profissional. Como reagiriam com metas e prazos?


Fiquei por algum tempo lendo o email, e um pouco disso tudo passou por minha cabeça naquela hora. Então, chamei a Camila.


- Cá, veja só esse email. - pedi.


Ela leu , séria. Por fim, me perguntou preocupada:


- Brasília, Alê?!


Pois é. Era Brasília, e precisaríamos mudar para lá por aqueles seis meses. Nossa conhecimento a respeito de Brasília era praticamente nulo. Como acho que acontece com boa parte das pessoas que nunca visitaram a capital, nossas mentes se encheram imediatamente de imagens de descampados secos e cheios de mato retorcido, com um Congresso e uma Catedral espetados no meio.


(Não podíamos estar mais errados. A cidade se revelou um lugar lindo, e cheio de árvores, com um clima tranquilo de cidade pequena. Mas naquele momento não sabíamos ainda disso, e é claro que a idéia nos assustava. ).


Depois de muito matutarmos, acabamos aceitando. E o que era para ser apenas uma Oficina de seis meses acabou virando cinco Oficinas, uma depois da outra, e aqui estamos quase três anos depois.


A experiência de ensinar foi enriquecedora, e me ensinou muito. Houveram ótimas surpresas , e os alunos, em sua maior parte, foram muito além do que eu esperava, vestindo a camisa e trabalhando duro. Muitos deles se destacaram, e estão trabalhando com 3d hoje em dia (com seus próprios projetos e trabalhos pessoais), o que me deixa bastante orgulhoso.


O primeiro curta que eu dirigi na Ozi foi "Calango!", que ficou pronto em 2007. A ele se seguiram outros curtas: "Rua das Tulipas","A Ilha"e"Knossos". Agora mesmo enquanto escrevo estamos dando os toques finais no quinto curta do Animus , "Aziz" (que deverá ficar pronto muito em breve). No devido tempo, falarei mais detalhadamente sobre cada uma das produções, e como foi o processo.


Mas, bem.


Foi um tempo incrível. Nesses anos, eu e Cá aprendemos muito. Fizemos amigos, conhecemos lugares ótimos, e levamos conosco grandes recordações. Sabemos, de coração, que voltamos agora para Sampa com mais do que trouxemos, e jamais esqueceremos todos os grandes momentos que tivemos , nesses que foram nossos melhores anos (até agora!).


A Ozi continua. O Animus também - com novos instrutores , novos métodos de trabalho, e com tudo para continuarem a crescer cada vez mais. Acompanhem o site deles, para maiores informações sobre os cursos, e workshops.


Eu e Camila estamos voltando para São Paulo com vários projetos em andamento. Temos nosso curta "Os Anjos do Meio da Praça" , que ficará pronto antes do fim do ano. Também temos outro projeto grande e muito legal em andamento, mas desse só poderemos dar maiores detalhes em... mais algum tempo (dica para os curiosos: já ouviram falar do "Anima Mundi"?). Aguardem!


E, claro, a qualquer momento estrearemos o site de nossa produtora, a Buba Filmes . O endereço (como não poderia deixar de ser) é http://www.bubafilmes.com/ . Avisaremos por aqui quando estivermos com o site online, mas já estamos abertos desde já para novas propostas - tanto de animação quanto ilustração. Contate-nos!


Deixo aqui um abraço a todos os amigos, alunos, e colegas . Para todos, nas palavras de Robert Rodriguez -


"Work hard, and be scary."